Hoje em dia, independente do ramo que sua empresa atua, sabemos o quanto o mercado está competitivo. Para empresas de transporte, essa realidade não é diferente.

O desejo maior de qualquer transportadora é vender mais frete, visto que com o aumento no número de negociações, consequentemente aumenta o faturamento e se obtém projeções para o avanço da empresa.

Mas como é possível impulsionar as vendas de sua transportadora e fazê-la ter melhores resultados no mercado? Separamos algumas dicas para que você possa obter maior destaque e aumentar suas negociações de maneira prática. Confira:

1- Site otimizado de busca

Se a sua transportadora ainda não tem um site, um dos primeiros passos que você precisa dar para aumentar suas vendas é marcar presença online.

Nos tempos atuais, as pessoas recorrem aos buscadores como o Google para fazer pesquisas de produtos, serviços e fornecedores. Portanto, se sua empresa não tem um site, ela não é encontrada e perde muitas oportunidades de negócio.

Investir na criação de um site não é suficiente. Seus concorrentes também possuem site, e é necessário que o seu site apareça mais que o dele. O ideal é apostar em recursos para turbinar o seu posicionamento nos mecanismos de busca. O SEO (Search Engine Optimization) é um método que ajuda um site a alcançar um lugar melhor nos rankings de busca.

Desta forma, quando um cliente em potencial buscar por transportadoras, seu negócio será um dos primeiros a aparecer na lista. Como resultado, maiores são as chances de um número grande de pessoas entrar em contato para solicitar orçamentos.

Lembrando que, para conseguir posições maiores nos mecanismos de busca é necessário tempo, mas existem formas de acelerar esse processo. Para entender mais, leia o próximo tópico.

2. Invista em marketing digital

Como já falamos no tópico anterior, as pessoas utilizam a internet para buscar produtos e serviços, portanto, sua empresa precisa aparecer! Através do marketing digital, sua transportadora ganha mais visibilidade no ambiente online, fortalecendo o relacionamento com os clientes e também atingindo mais pessoas, o que é fundamental para aumentar as vendas.

Mas como vou investir em Marketing Digital?

Lembra que falamos sobre como aparecer nos mecanismos de busca mais rápido? A solução está dentro da estratégia de Marketing Digital! Para obter resultados mais assertivos, é essencial que sua empresa invista em links patrocinados.

Utilize as redes sociais para criar conteúdo relevante sobre transporte. A venda de fretes vai muito além de anunciar o seu serviço, é preciso criar relacionamento e fortalecer a confiança com o seu público.

No mercado logístico e de transporte, sabemos que o e-mail é um dos canais de comunicação mais utilizados, portanto, realizar ações através desse veículo é uma grande oportunidade de fechar novos negócios.

Não sabe como realizar ações de Marketing Digital? Opte por contratar uma empresa especializada, de preferência para agências que possuem know-how de logística e transporte.

 

3. Implemente ferramentas de cotação online

Afiliar sua empresa a uma plataforma online, onde os clientes solicitam cotações de fretes é uma ótima opção para atrair novos clientes.

Este recurso pode trazer vantagens aos transportador como: diversificação de clientes, velocidade e facilidade para cotação de fretes e maior fechamento de negociações. Alguns exemplos de plataformas são:

www.cargobr.com.br

www.fretecenter.com.br

www.multicarreto.com.br

www.olhaofrete.com.br

Marketplace.hivecloud.com.br

4- Tenha uma boa apresentação comercial

Antes de falar da apresentação comercial é importante entender que, sua empresa precisa se comunicar através de cores, elementos, tipografia, etc. É através da identidade visual que você irá criar um elo com seu público, ela é fundamental para dar vida ao seu negócio e passar para o seu consumidor os valores e ideias do empreendimento.

E não basta só criar uma identidade, você precisa seguir e manter essa identidade em tudo que fizer relacionado a marca, inclusive na sua apresentação comercial.

Confira algumas dicas de como criar uma apresentação comercial eficiente:

  • Fale sobre o mercado. No início da sua apresentação, é interessante falar sobre o mercado de transporte, algo que faça uma introdução para o objetivo real da apresentação, as vendas. Essa dica é importante para introduzir a apresentação, porém não deve ser exagerado ou parecer que está forçando a barra. Seja natural.
  • Não faça uma apresentação com 90 slides, cansativa, o intuito da apresentação e ajudar e confirmar o que você está falando para seu cliente.
  • Invista no design. A aparência da apresentação é uma vantagem competitiva e leva seu trabalho para um nível profissional diferenciado do que as apresentações em powerpoint comuns. Com certeza isso favorece a marca e aumenta as chances de fechar um negócio.

5- Amplie o networking

Por fim, mas não menos importante, para aumentar as vendas é essencial que você busque expandir o networking da empresa. Para esta dica, é possível adotar as seguintes práticas:

  • Marque presença em eventos feiras de comerciantes e potenciais clientes;
  • Desenvolva parcerias;
  • Estabeleça troca de contato com seus atuais clientes que também possuem empresas;

Vender mais frete pode ser um dos grandes desafios para as empresas de transporte de cargas, mas estamos aqui para te ajudar. Nós entendemos do seu mercado! Clique aqui e fale conosco.