Por vivermos o Marketing com todo tipo de empresa da cadeia logística, o que mais ouvimos no nosso dia a dia é:
“A prospecção de clientes aqui é diferente, a gente apresenta bids através dos nossos vendedores que já são conhecidos do mercado.”, “Ah, esse tipo de posicionamento não funciona para nós”, “Este mercado é muito quadrado para o digital. Ainda não está preparado para isso”, e mais uma série de argumentos ultrapassados, onde sem perceber, essas empresas estão deixando de ganhar dinheiro! É isso mesmo! Deixando de ganhar dinheiro, e o pior de tudo, para concorrentes que por muitas vezes menores em termos de estrutura. Sendo engolidos inteiros aos pedacinhos sem que percebam.

Pensar que o Marketing Digital não se sairia bem dentro desse ramo, é um erro fatal, talvez não a curto prazo, mas quando os “que não começaram ainda” perceberem daqui algum tempo, vão desejar ter começado hoje!

A verdade é que o Marketing Digital pode um grande aliado independente do seu segmento, tamanho da empresa, ou verba disponível, basta achar a estratégia certa. Se tratando de logística a ideia é essa, existem diversos recursos disponíveis que podem ser utilizados para te ajudar a conseguir mais clientes e melhorar a visibilidade da sua empresa.

Vamos para uma breve introdução? Bora lá falar de algumas frentes de trabalho digital.

1. SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma das formas de conseguir melhor ranqueamento pelo Google através de boas práticas. Geralmente, é feito um trabalho de incorporação em todo o site através de palavras-chaves, conteúdos estratégicos que vão ajudar seus links estar melhor rankeado nos mecanismos de pesquisa do Google.

2. Conteúdo patrocinado

Essa é uma ótima forma de conseguir mais visibilidade e aparecer com certeza para outras pessoas no Google à curto prazo. Quanto maior o investimento, maior o número de pessoas que verão o seu produto ou serviço, mas verbas pequenas também podem gerar um excelente resultado se bem planejada. Uma boa campanha com conteúdo patrocinado podem fazer com que os clientes certos olhem para a sua empresa.

3. Marketing de Conteúdo

Essa com certeza é uma das estratégias que mais têm se destacado nos últimos anos. O Marketing de Conteúdo é uma forma de atrair mais visitas e engajamento no seu site, e nas suas redes sociais através de conteúdos relevantes para o seu público. É uma forma de ajudar os seus clientes tirando suas dúvidas, e enquanto você torna sua empresa autoridade sobre um assunto que escolher.

4. E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma forma de retenção de clientes na maioria das vezes. Sabe aquele cliente que começou a preencher seus dados no seu site, mas acabou saindo no meio? Mande a ele um e-mail marketing para continuar de onde parou.

Também é possível usar o e-mail marketing juntamente com o marketing de conteúdo, ou até mesmo como uma forma de promover produtos e serviços em promoção da sua empresa.

O email marketing feito da forma certa, não é visto como algo inconveniente, muito pelo contrário, ele pode ser muito participativo do cotidiano dos seus clientes, parceiros e fornecedores.

5. Mídias Sociais

As mídias sociais estão diretamente conectadas com o cotidiano do seu público. Ver as mídias sociais apenas como disseminador de informações (post) frias é muito imaturo. Através dela é possível entender a faixa etária, localização, interesses, e muitas outros atributos pertinentes ao seu consumidor direto. Isso significa… VENDAS!
Através de ações estratégicas, nelas sua empresa pode conseguir um grande engajamento e manter seus clientes de forma mais próxima, gerando admiração pela sua marca, podendo até mesmo ser um fator diferencial nas suas vendas. Basta dar uma olhada na importância que o Social Media possui atualmente em diversas empresas com grandes nomes.

Esses são 5 itens muito breves, mas que ainda muitas empresas, principalmente de logística não estão fazendo bom uso.

O Marketing Digital pode ajudar muito a sua empresa de logística! Com assessoria de uma Agência especializada e alinhada com estratégia certa, é possível trabalhar desde posicionamento institucional até um marketing agressivo de geração de leads (prospecção).

Se você chegou até aqui, muito provavelmente esteja precisando dessa ajuda, certo?

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